quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo 5 - Favela e saneamento básico

               
Favela e saneamento básico
                                        

                                   Como o grupo desenvolveu o tema? (tópicos da discussão)

O grupo desenvolve o tópico da discussão primeiramente mostrando falando sobre a revolução industrial e de como a construção das cidades e a necessidade de mão de obra acabou acarretando no surgimento de aglomerados.
Primeira mente o grupo falou rapidamente sobre as favelas pelo mundo como Mumbai Jacarta entre outras e em seguida foi apresentados as favelas em Belo  Horizonte.           
Morro das que surgiu na década de 20 no lugar onde funcionavam várias pedreiras e fazendas, onde  as primeiras casas era construídas sem a menor estrutura com matérias como latas papelão e tábuas. Hoje os moradores podem contar com programas como “fica vivo”, postos médicos e transporte mais ainda falta iluminação pública, saneamento básico e segurança.
Em seguida o Aglomerado da Serra que surgiu na década de 40 e começou a ser formar em uma área que era tomada por mato e pastos. Hoje a comunidade possui cinco postos de saúde, campo de futebol e a rádio favela.                                                
O aglomerado Morro do Papagaio surgiu no inicio do século XX em um terreno que pertencia a famílias de fazendeiros, seus primeiro moradores foram descendentes de escravos e o povoamento desse aglomerado se intensificou na década de 40 com a vinda de muitas pessoas para a capital. Hoje o local participa de programas como “fica vivo” e “BH cidadania”.                                                                                                                                     Seguindo esses aglomerados os grupo falou sobre a guerra de Canudos onde os moradores com a falta de emprego tiveram que montar abrigos improvisados criando assim uma das primeiras favelas do Rio de Janeiro. Seguindo a apresentação o grupo passou para as favelas do Rio de Janeiro passando pela Cidade de Deus e da Rocinha.
Passando dessa parte o grupo comentou sobre as Autoconstruções e introduziu a parte de saneamento básico mostrando a dura realidade das regiões mais distantes da capital.                                                                                                                                                Outro tema abordado pelo grupo foi a construção da Vila Viva um programa que visa retirar o moradores das regiões de risco e levando-os para unidades habitacionais, dentro desse tema o grupo desenvolveu também o problema de desvio de verba, da falta de respeito com quem mora nessas regiões e as obras que estão sendo criadas para abrigar essas pessoas.


 Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial? 

O grupo deu exemplos dos diversos tipos de aglomerados existentes pelo mundo, mostrou exemplos desses em Belo Horizonte e no Rio de janeiro além de mostrar esses dados em mapas e fotos.

           Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou prático e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.

Um das discussões abordadas foi o local do qual estão sendo levadas as pessoas retiradas dos aglomerados uma vez que elas por pior que sejam as condições estão muitas vezes em locais privilegiados da cidade.
            Os locais escolhidos muitas vezes ficam muito distantes do centro do capital e mudar para esses locais distanciam os moradores dos empregos, fazendo com que a volta e ida para o trabalho se torne muito longa e cansativa


Outra discussão abordada é sobre a forma da arquitetura construção desses locais, não há variação de formas todos os modelos de apartamentos são como caixotes criando ambientes impessoais e espaços que não podem ser mudados conforme a necessidade dos moradores.
           O problema desse locais também são as propagandas do governo que muitas vezes chega a ser enganosa ao falar do “sonho da casa própria” que na verdade não passa de uma parceria dos mesmo com as construtoras e visa apenas o lucro próprio.












0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger