segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Grupo 4 – Fronteiras e Condomínios. Palestina e São Paulo.

     O grupo apresentou a imagem que o Condomínio fechado transmite para a sociedade. Devido as facilidades encontradas nesses espaços eles podem ser instalados em qualquer lugar. Desde que estejam cercados por muros bem altos e que tenham segurança – principal palavra utiliza na propaganda. Assim como as cidades da Idade Média que construíam muralhas no seu entorno para se defender. 


Cidade de Viena. Idade Média.
      Será que os moradores dos condomínios fechados estão se defendendo de algo?  Talvez da pobreza ou da vida urbana. Viver nas nossas cidades hoje em dia, virou uma guerra. Fechar os olhos para o que se encontra logo ao lado é muito fácil, e muitas vezes não resolve o problema. Condomínios fechados são assaltados em São Paulo do mesmo jeito. Isolar-se da sociedade não traz segurança nenhuma. Sem mencionar que esses locais tornam-se preferidos pelos bandidos.  Guerra mesmo é o que ocorre na palestina. Para separar a Palestina de Israel foi construído um muro de 760km de extensão, chegando ate 8 metros de altura. Construído para evitar a invasão de terroristas ou para ganhar território. Não se sabe ao certo!
       
    Em 2002 o muro da Cisjordânia deu inicio a sua construção. Segundo os dados ouve uma queda considerável no número de mortes. Mas como consequência o muro deixou quase 100 comunidades palestinas completamente incomunicáveis e isolou Jerusalém Oriental – importante nos tratados de paz, por se tratar de uma terra santa.
  
      Na comemoração de 20 anos da queda do muro de Berlim ativistas israelenses derrubaram uma placa de concreto do muro afirmando que iriam rumo a Jerusalém.

Motivos opostos, mas que envolvem o mesmo desejo – Liberdade!

Solução rápida e simples.



Referência:


Postagem de Carolina Spínula

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger