quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo 10 - Governança Metropolitana Vetor Norte e Vetor Sul de Belo Horizonte

Contexto histórico da criação da cidade de Belo Horizonte: o nascimento de uma cidade moderna;
Formação do Vetor Norte da RMBH: como a cidade não tem mais para onde se expandir, manobras políticas direcionaram o foco de crescimento para o Norte, com a criação de grandes equipamentos, como: Centro Administrativo, Linha Verde, condomínios de alto luxo no circuito da Serra do Curral;
Vetor Sul: Região que cresce sem planejamento. Abordagem sobre o problema do super-povoamento da Região Centro-Sul de Belo Horizonte e a conurbação com Nova Lima; A especulação imobiliária que corroborou com a criação de luxuosos condomínios em áreas de preservação (sem planejamento e desrespeitando legislações ambientais) e também as companhias mineradoras que estão presentes no local gerando impasses políticos. As consequências dessas ações no trânsito, na disparidade social.
Comparativo com a cidade de Rotterdam, na Holanda: a sua fusão com outras municipalidades, o contexto histórico de seu desenvolvimento, sua reconstrução no pós-guerra, seu zoneamento, o transporte público, a questão da mobilidade acessível. O grupo concluiu que a cidade de Belo Horizonte, ao contrário da européia, dá muita prioridade ao transporte individual e prefere investir em construção de vias ao invés de instalar transportes férreos.
Sobre a questão que relaciona Londres e Paris no séc. XIX com a questão abordada pelo grupo no contexto de Belo Horizonte, eles nos falam a respeito do contexto do nascimento da cidade no período de Revolução Industrial, nos moldes das cidades mais urbanas da Europa naquele momento e ao contrário de cidade “criada” como Belo Horizonte, Londres e Paris se desenvolveram espontaneamente, mas no caso de Paris existe uma semelhança em relação aos limites (BH – Contorno / Paris – Muralha). Então, isso demonstraria que qualquer planejamento é incapaz de prever um crescimento populacional. Sobre o processo de urbanização acelerada e desordenada demonstraram  que isso se deu a partir da iniciativa privada e a falta de fiscalização dos agentes públicos.
“Quem foi que disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?” Nesta questão, o grupo discute sobre as revoltas populares ocorridas em Tottenham, Londres, neste ano; onde jovens desempregados provocaram incêndios, entre outras manifestações de violência. Segundo análise do grupo, essas revoltas não estão acontecendo pela primeira vez, outrora em Londres, por advento da Revolução Industrial, muitos desempregados lutaram por condições mais dignas para se viver. Com o aumento tecnológico e crescimento populacional no sec. XIX, a exploração da mão-de-obra atingiu nível alarmantes fazendo com que houvesse uma grande oferta de recursos humanos. Com essa situação de extrema miséria, aumentou o sentimento de revolta dos que sofriam resultando em revoltas semelhantes a ocorrida em Tottenham, onde o descaso com a periferia fez ressurgir este sentimento de descontentamento.
As duas situações que mais me interessaram foram a questão da mobilidade urbana e a questão política da criação do Vetor Norte de Belo Horizonte. Hoje, os problemas de transporte se configuram como os mais complexos nas grandes cidades, interferindo diretamente na qualidade de vida de milhões de pessoas que necessitam se locomover. No caso de Belo Horizonte, é notório o privilégio dado pelo governo ao transporte particular individual. A criação de grandes corredores, as políticas de benefício para compra de veículos e o descaso com o meios de transporte de massa, aumentam consideravelmente a indignação daqueles que precisam utilizar esses meios e também daqueles que possuem a absoluta certeza de que essas políticas corroboram para o aumento dos transtornos nas grandes capitais.

Granja Werneck: último território inexplorado em BH. Por pouco tempo...

Prefeito e seu projeto de qualidade duvidosa

Já a criação do Vetor Norte da RMBH surgir como uma tentativa de se desenvolver e expandir a última parcela de terreno de urbano de Belo Horizonte que ainda tinha condições de tal crescimento. Se fosse para o real desenvolvimento da região ainda seria plausível, mas o problema reside nas políticas que fizeram com que o terreno na Granja Werneck, atual APA, fosse transformada em um loteamento desrespeitando as legislações vigentes e também a falta de planejamento e a permissividade na criação de condomínios em áreas ainda sem nenhuma infra-estrutura. Todas estas manobras parecem acabam por gerar recursos ilícitos e beneficiando apenas certos personagens da sociedade. Aumentando ainda mais as condições de exclusão e péssima condição de moradia aqueles que precisam e não possuem recursos para tal.
Engarrafamento cada vez maiores...
Transporte público caro, lento e ineficiente...

 

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