segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Grupo 1 – Mobilidade Urbana

     O tema mobilidade urbana tem se tornado cada vez mais uma dor de cabeça para os moradores da cidade de Belo Horizonte. Os enormes congestionamentos, a falha do transporte público, as novas vias que vem sendo criadas, mas que no final das contas só contribui no aumento de carro nas ruas e etc...

      O grupo 1 fez a comparação de Belo Horizonte com a cidade de Nova Yorque, para mim nada justo, pois Nova Iorque esta entre as cidade com o melhor transporte público do mundo seguidas de perto por Londres que também serviu de exemplo pelo grupo. Foram destacados os sistemas que vem sendo criados pela prefeitura de Belo Horizonte como: as ciclovias, ampliação das linhas de trem, as vias exclusivas de ônibus e os corredores de Transporte Rápido por Ônibus.

      Em setembro de 2011 saiu no Estado de Minas um desafio proposto pela UFMG que foi realizado No Dia Mundial Sem Carro. Quatro pessoas tiverem que passar pelo mesmo trajeto - 11 quilômetros da Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, ao campus da Pampulha utilizando a Av. Antônio Carlos. Delfim Afonso de 63 anos realizou o trajeto em 13 minutos de ônibus, sendo o primeiro a chegar. Marcus Vinícius pegou carona em um fusca, e chegou em 28 minutos. Maria Aparecida de 35 anos pedalou por 35 minutos. José Álvaro de 35 anos andou 1h e 17 minutos para chegar. Concluindo o desafio, utilizar o transporte público ainda é a melhor alternativa de deslocamento dentro da Cidade. Já os que não despejaram poluentes no ar reclamaram da falta de locais apropriados para se deslocar. O lixo, o desrespeito dos motoristas, os buracos e a falta de ciclovia na Antônio Calor, recém reformada.

      Na Capa do Jornal Estado de Minas do dia 19/11/11, vem com a frase: “ Calma que vai melhorar.... ( a foto da Senhora do Carma completamente congestionada ) em 2020.  Será que iremos aguentar até lá? Essa data se refere ao Plano de Mobilidade Urbana iniciada no ano passado pela a BHTrans, ou seja, somente em 2020 sentiremos o resultado de fluidez do tráfego. Por que por enquanto o que vemos é um  monte de obras e investimento no transporte públicos e alargamento nas ruas e avenidas da cidade visando a copa do mundo, logo após, o caos e as dores de cabeça terão que ter muita paciência e segura as pontas até 2020.  

Crítica ao desrespeito dos motoristas belorizontinos. Quadrinho de Bidu Schnauzer.

     Como forma de combater as grandes filas de carro e a poluição das cidade, países da Europa como: Londres, Barcelona e Paris contam com o cadastro de pedestre que queiram se deslocar de um local ao outro utilizando a bicicleta. Essas bicicletas são estacionadas muitas vezes próximas às estações de metrô, e contam com vários postos espalhados pela cidade. O usuário pode simplesmente retirar sua bicicleta e deixa-la em outro posto, com a segurança e a certeza que terá um local para estacionar. 

Bicicletário de Londres. 
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/index.php/tag/mobilidade/ 

Referência:


Postagem de Carolina Spínula






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