terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inserção e utilização dos viadutos nos espaços urbanos

         Londres tem o sistema de metrô mais antigo do mundo. “The Tube” ou “London Underground” como é conhecida pelos Londrinos, atende diversos bairros com 275 estações, sendo 408 km de linhas férreas. As diversas linhas de metrô conectadas a Londres se ligam a outras cidades dentro da Inglaterra e fora dela também como Edimburgo (Escócia) e Paris (França).  Ainda no século XIX com a necessidade de locomoção para locais cada vez mais distantes, o metrô de Londres foi se expandindo por diversas partes. Apesar dos transtornos causados por suas construções, muitos desses equipamentos viraram símbolos e atrações turísticas que ajudam a contar a história da cidade. Como os túneis subterrâneos, que na segunda guerra mundial serviram de abrigo durante os ataques aéreos e o famoso túnel subaquático construído em 1843 servindo hoje a linha London Overground que passa por debaixo do Rio Tâmisa.

Londres hoje conta com 11 linhas de metrô que facilitam o transporte dos moradores.
http://www.tfl.gov.uk/gettingaround/1106.aspx
Expansão das Linhas Férreas na Inglaterra e Wales.
http://www.orenstransitpage.com/otplondonpics/history.pdf  

     Apesar da grande maioria das linhas férreas transitarem por debaixo da terra, é possível encontrar varias pontes, viadutos e túneis cortando a cidade. Nos séculos da grande expansão urbana esses locais serviam de abrigo para mendigos e moradores de rua. Hoje é possível encontrar uma variedade de ocupações nesses espaços principalmente no centro: lanchonetes, cafés, restaurantes, livrarias, locais de armazenamento de equipamentos urbanos, lojas, pistas de skate, estacionamentos, teatros (como os shows de horror na London Bridge experience), galerias de arte, piscinas e pontos de agência de viagens e informações para os turistas. Cada um desses equipamentos carrega as características de cada bairro. Artistas de rua como pessoas tocando instrumentos musicais, fazendo malabarismos ou estátuas são encontrados nos viadutos aos quais servem de passagem para os pedestres.
       Outro tipo de ocupação também muito famosa em Londres são os “markets”. Geralmente são encontrados em ruas, ruelas e por de baixo dos viadutos próximas as estações de metrô, essas feiras ao ar livre funcionam em sua grande maioria nos finais de semana. Como exemplos: Portobello Market famoso pelas vendas de antiguidades. Borough Market praticamente localizado abaixo das linhas férreas que saem da estação London Bridge, é específico na venda de comidas. Camden Lock é um market característico do seu bairro onde podemos encontrar de tudo: comidas de vários países, roupas de vários estilos, músicas, piercings, móveis e etc...

Mapa com a localização dos principais Makets de Londres.
http://www.streetsensation.co.uk/markets.htm


       Diferente de muitas cidades do Brasil e do mundo, Londres é um exemplo de potência na utilização comercial de viadutos. Fato que não é muito presenciado por nós nas cidades brasileiras, que são nada além de espaços sujos, marginalizados, locais dos usuários de drogas e que não tem nenhum tipo de ocupação. As poucas atrações existentes nesses locais não são financiadas ou apoiadas pelo poder publico, fazendo assim com que a sociedade perca o interesse por essas áreas. As pontes e viadutos de Londres foram integrados na paisagem urbana e no cotidiano da sociedade impulsionando o comércio e o turismo, obrigando assim a população na conservação e utilização desses espaços.


Borought Market - desde 1851.


Borought Market


Camden Lock Market
http://www.everytrail.com/guide/primrose-hill-regents-park-and-abbey-road/map#poi-0


Pista de skate construída debaixo do viaduto - metrô de Londres.
http://www.wycombe.gov.uk/council-services/leisure-and-culture/parks-and-recreation/facilities-for-young-people/high-wycombe-skatepark.aspx




















London Bridge Experience - espetáculos que acontecem sob a estação London Bridge.
http://www.venues.org.uk/venues/the_london_bridge_experience



Postagem de Carolina Spínula 




Referências:
Mapa de Londres. Metrô de Londres: quase 150 anos de história. Disponível em< http://mapadelondres.org/2011/03/metro-de-londres-quase-150-anos-de-historia/>. Acesso em: 27 ago. 2011.
Transport for London. History. Disponível em< http://www.tfl.gov.uk/corporate/modesoftransport/londonunderground/1604.aspx>. Acesso em: 27 ago. 2011.


Indicações de leitura:
Cross River – Partner Ship. Transforming Railway viaducts in Central London.  Disponível em< http://www.crossriverpartnership.org/downloaddoc.asp?id=1002>. Acesso em: 28 ago. 2011.

Dwyer, Emma. Underneath the Arches: The Afterlife of a Railway Viaduct. Disponível em< http://leicester.academia.edu/EmmaDwyer/Papers/130565/Underneath_the_Arches_The_Afterlife_of_a_Railway_Viaduct
>.Acesso em: 28 ago. 2011.

Architecture and history: London Bridge Station.  Disponível em<http://ragpickinghistory.co.uk/tag/london-bridge/>. Acesso em: 28 ago. 2011.

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