terça-feira, 30 de agosto de 2011

Análise dos conflitos nas ruas de Londres aos capítulos do livro de M.S Bresciani- Londres e Paris no séc. XIX, o espetáculo da Pobreza.

Policiais observam ônibus de dois andares incendiado por manifestantes no bairro londrino de Tottenham - Folha de São Paulo 06/08/2011


No dia cinco de agosto, quinta feira, a polícia londrina parou o táxi de Mark Duggan em uma operação para prendê-lo, houve um tiroteio e o rapaz foi baleado por um dos policiais e acabou morrendo, a família da vítima só teve acesso ao corpo trinta e seis horas depois do ocorrido, e quando compareceu a delegacia foi expulsa de forma violenta, esse foi o estopim para uma série de conflitos violentos ocorridos em diversos bairros de Londres.

Muito do que aconteceu nesses conflitos se deve ao fato do despreparo e da incompetência da policia londrina para contornar esse tipo de situação, o que ocorreu não foi um fato isolado. Os conflitos entre a população e a polícia, principalmente em Tottenham,  um bairro carente com uma elevada taxa de desemprego e abrigo de minorias étnicas, possui um histórico de conflitos raciais, onde os jovens, principalmente negros, reclamam da atuação da polícia na região.

Segue o vídeo de uma entrevista concedida de um dos moradores feita pelo canal da ABC:

 
O que começou com uma manifestação pacifica que reuniu cerca de 200 manifestantes, se transformou em caos e violência. Ônibus e carros da polícia foram incendiados, diversas lojas foram depredadas e saqueadas por jovens, alguns idosos até mesmo crianças.

A violência fez a cidade lembrar dos distúrbios de 1985 no bairro, que concentra muitos imigrantes.” O Globo 07/08


 As ruas se tornaram um verdadeiro campo de batalha, através de redes sociais como o facebook e o twitter, os jovens marcaram os lugares de ataque. Mesmo em grande número, a polícia britânica não conseguiu restabelecer a ordem.

Essa multidão assusta por nela se confundirem classe trabalhadora e vagabundos, unidos numa atitude de franca agressão a sociedade .” BRESCIANNI, Maria Stela. Londres e Paris no Séc. XIX – O espetáculo da pobreza.

Apesar do governo atual considerar esse evento como simples ato de violência gratuita, a morte do jovem de 29 anos foi apenas o estopim de algo que vem acontecendo há muito mais tempo, os cortes feitos pelos governos nas áreas de educação, saúde e transporte a fim de conter as dívidas públicas atingem principalmente as parcelas menos favorecidas da população, fato que não acontece exclusivamente na Inglaterra, isto também acontece em países como Espanha, Portugal, Grécia e outros,  

"Em torno de 1860, os filhos dos tecelões de seda de Londres, indústria em declínio desde a década de trinta, espalhavam-se pelas esquinas das ruas da cidade em grupos de rapazes de 16 a 20 anos, magros, pálidos, improdutivos e furiosos, dizendo não terem emprego..." BRESCIANNI, Maria Stela. Londres e Paris no Séc. XIX – O espetáculo da pobreza.

A situação descrita no trecho acima retrata a realidade atual, o índice de desemprego entre os jovens Londrinos é extremamente alta, e chega a ser superior ao dos adultos. Os cortes feitos pelo governo somado ao desemprego diminuem ainda mais uma perspectiva de futuro, que já era baixa, dos jovens.

“O que pode fazer uma força policial de 8000 ou 9000 homens contra 150000 indivíduos violentos e rufiões, os quais, numa situação de excitação suficiente, podem ser visto na Metrópole investindo-se contra a lei e a ordem" BRESCIANNI, Maria Stela. Londres e Paris no Séc. XIX – O espetáculo da pobreza.

Quem lê o trecho acima tem a sensação de que ele foi extraído de alguma notícia de jornal publicada recentemente, mas ele se refere a uma onda de caos ocorrida na Inglaterra em 1968 e 1969, a semelhança não para apenas na violência entre as datas, mas dividem os mesmos motivos, a miséria e as doenças somadas com as altas taxas de desemprego e o extremo descontentamento com as políticas governamentais.

Depois de todos os conflitos acontecidos nos últimos dias, resta ao governo indiciar os responsáveis pelos ataques, onde cerca de 1890 pessoas foram apreendidas, entre essas, 150 estrangeiras. O governo também terá que repensar os treinamentos com a polícia local, vista pela população como despreparada, totalitária e desmoralizada.

O que se pode tirar de tudo isso é descontando os vândalos que se aproveitam da situação para saquear diversas lojas essas manifestações serviram para mostrar a insatisfação da população com as medidas tomadas pelo governo e serve de alerta ao mesmo uma vez que não há força policial que consiga conter uma multidão unida em um propósito.









Autora: Pollyanna Angélica

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger